Fortes D’Aloia & Gabriel

Arturo Herrera

14 Jun - 12 Jul 2008

© Arturo Herrera
Come SP, 2008
Técnica mista sobre papel
Tríptico: 208.5 x 144 cm cada
ARTURO HERRERA

14.06.2008 | 12.07.2008

A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual do venezuelano Arturo Herrera no Brasil. O artista transita entre suportes variados, como colagens, desenhos, esculturas, fotografias e pinturas sobre parede. Com uma obra repleta de referências pop e modernas, Herrera investiga as possibilidades da abstração através da fragmentação das formas.
O artista apresenta quatro colagens inéditas que fazem parte de uma nova série de trabalhos de grandes formatos sobre papel. Herrera incorpora imagens prontas, recorta papéis e utiliza também tinta acrílica e desenhos feitos com grafite. Mount e Tiergarten / Monument explodem em cores exuberantes, evidenciam pinceladas e respingos de tinta sobre camadas de papéis sobrepostos. Come SP, um tríptico de 4 metros de largura, predominantemente laranja, explicita o objetivo de Herrera: explorar ao máximo as potencialidades e limites formais da colagem enquanto linguagem.
De todos os trabalhos, Flowers é o único feito com tons sóbrios. Sobre um fundo pastel, traços leves e recortes delicados equilibrando a composição. Completando a mostra, a obra Catch, um recorte geométrico de lã tecida, provoca múltiplas interpretações e se distancia do excesso de materiais, cores e organicidade das colagens. Como aponta o artista, “a abstração não dita exatamente o que pensar sobre uma imagem (...), possibilita que o próprio fazer artístico seja desafiador e que sua fruição seja muito subjetiva”.
Arturo Herrera nasceu em Caracas em 1959, atualmente vive e trabalha em Berlin. Possui grande reconhecimento internacional, tendo exposto em importantes instituições como Ikon Gallery, Birmingham, UK; Art Institute of Chicago, USA; Whitney Museum of American Art, Nova York; CGAC, Santiago de Compostela, Espanha; Dia Center for the Arts, Nova York; Art Gallery of Ontario, Canadá; ICA Filadélfia, USA; UCLA Hammer Museum e MoMA, Nova York. No Brasil, participou da Bienal do Mercosul de 2005. O artista foi contemplado com bolsas de estudo do Guggenheim Foundation, do Pollock-Krasner Foundation, do ArtPace San Antonio, do The Louis Comfort Tiffany Foundation e do DAAD, Berlim.
 

Tags: Arturo Herrera