Luisa Strina

Keila Alaver

02 Oct - 03 Nov 2007

KEILA ALAVER
"piso III"
(mostra paralela à exposição de Juan Araujo)

Período: De 02 de outubro a 03 de novembro de 2007

Dando continuidade ao programa de exposições do tipo “projeto”, a Galeria Luisa Strina apresenta mostra de Keila Alaver.
A artista ocupa a sala do piso III da galeria criando um ambiente fechado, com inspirações no modelo de lojas espanholas do começo do século XX, que costumavam expor uma quantidade exagerada de mercadorias.
A instalação, definida como "uma construção espacial acumulativa" pela artista, conta com um papel de parede criado por ela que reveste todo o ambiente, mobiliário específico e suas assemblage, que partem de objetos abandonados nas ruas ou mercadorias de baixo valor vendidas em lojas populares.
Interferindo manualmente na maioria dos casos, Keila Alaver cria peças mutantes, com tramas e texturas orgânicas, que perdem sua função e ganham um novo sentido estético e econômico dentro deste universo de acúmulo. De acessórios de vestuário a itens de decoração, são todos bordados ou re-construídos, chegando a novas formas.
Representações abstratas ou mais figurativas da natureza aparecem no ambiente artificial e contribuem para a desconstrução dos objetos e seus sentidos: “Os objetos modificados, quando apresentados numa galeria de arte ou museu, se desestabilizam e levantam questões sobre suas reais simbologias", diz Alaver.
Keila Alaver nasceu no Paraná, em 1970. Vive e trabalha em São Paulo. Entre suas exposições individuais estão “Série Paisagens”, no Sesc Pompéia (São Paulo), em 2006, e duas na Galeria Luisa Strina, em 2003 e em 1998. Suas obras puderam ser vistas recentemente na exposição “Sem Título, 2006”, no Museu de Arte Moderna (São Paulo). Esta é sua primeira individual após participar da residência “The apexart Residency Program”, em 2005 (Nova York).
 

Tags: Keila Alaver, Juan Araújo