MASP Museu de Arte de Sao Paulo

Jonathas de Andrade

Convocatória Para Um Mobiliário Brasileiro

02 Sep 2016 - 29 Jan 2017

Jonathas de Andrade
Convocatória Para Um Mobiliário Brasileiro
Museu de Arte de Sao Paulo
A cadeira e o balanço. Uma banqueta para lavar os pés no meio do banho. Um fundo falso que ajuda a esconder um segredo. Mobília para uma igreja, um par de criados-mudos, a poltrona para assinar uma demissão. O balcão da venda. Um apoio para cozinhar. Uma mesa que aguente sereno, feita para estar sempre embaixo da árvore.

De 2 de setembro a 13 de novembro, o MASP recebeu propostas para um novo mobiliário brasileiro, como parte do projeto do artista Jonathas de Andrade, que fica em exposição até 29 de janeiro de 2017, no 1o subsolo do museu. Foram aceitas inscrições tanto de móveis inéditos, executados ou não, quanto de peças já existentes, de autoria desconhecida e de profissionais ou amadores, tais como artesãos, designers, marceneiros, estudantes, arquitetos, serralheiros e desenhistas, interessados em desenhar ou produzir móveis.

Abaixo, o anúncio das inscrições selecionadas pelo artista Jonathas de Andrade:

“Recebemos quase 700 inscrições com as propostas mais variadas – populares, inventivas, artesanais, performáticas, com posicionamentos políticos, reflexões sobre desmonte e descarte, questionamentos sobre o nacional, comentários sobre a morte e a vida. Elas trazem a temperatura caótica dos dias de hoje, e o júri – formado por Camila Bechelany, Maurizio Zelada, Patrícia Amorim e Tatiana Sakurai e por mim – teve a difícil tarefa de chegar a um conjunto representativo diante da surpreendente quantidade e variedade de inscrições.

A recompensa foi fixada em R$ 400 para todos os selecionados, de forma a contemplar mais propostas diante dos limites de orçamento. As peças selecionadas foram coletadas e integram a exposição até 29 de janeiro de 2017.

Cada proposta enviada - selecionada ou não - representa uma contribuição muito importante para a Convocatória, um projeto que busca entender de que forma os aspectos em torno do mobiliário brasileiro e de seu uso cotidiano – "popular" ou não – nos oferecem elementos para pensar a complexidade do Brasil de hoje. Todas as inscrições serão publicadas no site do projeto, bem como em um arquivo-pasta que poderá ser consultado na exposição, inclusive aquelas que não foram classificadas para a avaliação do júri.
 

Tags: Jonathas de Andrade